quinta-feira, 22 de julho de 2010

3a. aula: Comunicação: processo de interação social

Almir Sandro Rodrigues


 

"O homem é o único animal que..."

"O homem é o único animal que ri dos outros. O homem é único animal que fala dos outros. O homem é único animal que passa por outro e finge que não vê.

É o único que fala mais que o papagaio.

É o único que gosta de escargots (fora, claro, o escargot).

É o único que acha que Deus é parecido com ele.

E é o único...

... que se veste

... que veste os outros

... que despe os outros

... que faz o que gosta escondido

... que muda de cor quando se envergonha

... que se senta e cruza as pernas

... que sabe que vai morrer

... que pensa que é eterno

... que não tem uma linguagem comum a toda a espécie

... que se tosa voluntariamente

... que lucra com os ovos dos outros

... que pensa que é anfíbio e morre afogado

... que tem bichos

... que joga no bicho

... que aposta nos outros

... que compra antenas

... que se compara com os outros


 

O homem não é o único animal que alimenta e cuida das suas crias, mas é o único que depois usa isso para fazer chantagem emocional.

Não é o único que mata, mas é o único que vende a pele.

Não é o único que mata, mas é o único que manda matar.

E não é o único...

... que voa, mas é o único que paga para isso

... que constrói casa, mas é o único que precisa de fechadura

... que constrói casa, mas é o único que passa quinze anos pagando

... que foge dos outros, mas é o único que chama isso de retirada estratégica

... que trai, polui e aterroriza, mas é o único que se justifica

... que engole sapo, mas é o único que não faz isso pelo valor nutritivo. [...]"


 


 


 


 

Apresentação:

Estaremos nessa aula 3 com o objetivo de possibilitar aos educandos e às educandas a compreensão dos processos de comunicação como próprios da natureza social humana, diferenciando os seres humanos dos outros seres vivos, dos outros animais.

O trabalho com a história da evolução tecnológica dos meios de comunicação nos possibilitará perceber como foi e é fundamental a linguagem nos processos interacionais dos seres humanos (conceito de interação social), assim como, sua influência na construção da opinião pública, na construção ideológica de concepções de sociedade.

Os meios de comunicação podem provocar processos de isolamento, quando parte da sociedade não tiver acesso a estes. Fator este que estaremos abordando em nossa aula.

Enfim, vamos buscar um processo de comunicação aberto entre nós.

Bom trabalho!


 

Índice:

Ementa    2

Objetivo Geral    2

Objetivos Específicos    2

1. Impulso inicial: comunicação e o desenvolvimento humano    3

2. Comunicação: a linguagem como uma atividade humana    3

3. Comunicação e interação social    5

4. A realidade em foco    9

Preparando a próxima aula    10

Referências Bibliográficas    11


 


 

Ementa

Estaremos abordando ao longo desta aula os seguintes conteúdos: o desenvolvimento humano depende da comunicação. A comunicação é próprio da natureza humana. As formas de comunicação e influência nas interações sociais. O conceito de interação social. A importância da comunicação e o avanço tecnológico dos meios de comunicação. Influência do poder econômico nos meios de comunicação.


 

Objetivo Geral

Possibilitar aos educandos e às educandas a compreensão dos processos de comunicação como próprios da natureza social humana.


 

Objetivos Específicos

  • Permitir aos(às) educandos(as) conhecer a linguagem como próprio da natureza humana.
  • Construir com os(as) educandos(as) o conceito de interação social.
  • Resgatar com os(as) educandos(as) o avanço da tecnologia dos meios de comunicação e suas influências no processo de desenvolvimento da humanidade.


 

 

Nessa aula 3 estaremos trabalhando com o tema "comunicação – um processo de interação social". Pedimos no final da aula passada que você desenvolvesse as seguintes questões:


 

  1. Elabore um mapeamento de todos os meios de comunicação que você conhece?
  2. Quais são os meios de comunicação disponíveis em sua região? E, quais deles você tem acesso? Comente.
  3. Qual a importância da comunicação para o desenvolvimento dos seres humanos?
  4. Como os meios de comunicação podem influenciar, positiva ou negativamente, na vida das pessoas? Explique.


 

Bom, construa com seus colegas de turma um painel contendo os meios de comunicação mapeados por todos – e, quais estão disponíveis em sua região.


 

E, após conversa com seus colegas de turma, faça um texto-síntese sobre a importância da comunicação no desenvolvimento do ser humano e dela na interação social.


 

2. Comunicação: a linguagem como uma atividade humana

Considerando o ser humano um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo humano, vamos examinar mais profundamente o que vem a ser a linguagem especificamente humana.


 

A linguagem é um sistema simbólico. O homem é o único animal capaz de criar símbolos, isto é, signos arbitrários em relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais, ou seja, dependentes de aceitação social. Tomemos, por exemplo, a palavra casa. Não há nada no som nem na forma escrita que nos remeta ao objeto por ela representado (cada casa que, concretamente, existe em nossas ruas). Designar esse objeto pela palavra casa, então, é um ato arbitrário. A partir do momento em que não há relação alguma entre o signo casa e o objeto por ele representado, necessitamos de uma convenção, aceita pela sociedade, de que aquele signo representa aquele objeto. É só a partir dessa aceitação que poderemos nos comunicar, sabendo que em todas as vezes que usarmos a palavra casa, nosso interlocutor entenderá o que queremos dizer. A linguagem, portanto, é um sistema de representações aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicação entre os integrantes desse mesmo grupo.


 

  • A linguagem diferencia o ser humano do animal:

O ser humano é um ser que fala. A palavra se encontra no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e o distingue do animal.


 

Se criássemos juntos um bebê humano e um macaquinho, não veríamos muitas diferenças nas reações de cada um nos primeiros contatos com o mundo e as pessoas. O desenvolvimento da percepção, da preensão dos objetos, do jogo com os adultos é feito de forma similar, até que em dado momento, por volta dos dezoito meses, o progresso do bebê humano torna impossível prosseguirmos na comparação com o macaco, devido à capacidade que o ser humano tem de ultrapassar os limites da vida animal ao entrar no mundo do símbolo.


 

Poderíamos dizer, porém, que os animais também tem linguagem. Mas a natureza dessa comunicação não se compara à revolução que a linguagem humana provoca na relação do ser humano com o mundo e com outros seres humanos.


 

É interessante o estudo da "linguagem" das abelhas, que dançando "comunicam" às outras onde acharam pólen. Ninguém pode negar que o cachorro expressa a emoção por sons que nos permitem identificar medo, dor, prazer. Quando abana o rabo ou rosna arreganhando os dentes, o cão nos diz coisas; e quando pronunciamos a expressão "Vamos passear", ele nos aguarda alegremente junto à porta.


 

No exemplo das abelhas, estamos diante da linguagem programada biologicamente, idêntica na espécie. No segundo exemplo, o do cachorro, a manifestação não se separa da experiência vivida; ao contrário, se esgota nela mesma, e o animal não faz uso dos "gestos vocais" independentemente da situação na qual surgem. Quanto a entender o que o dono diz, isso se deve ao adestramento, e os resultados são sempre medíocres, porque mecânicos, rígidos, geralmente obtidos mediante aprendizagem por reflexo condicionado.


 

A diferença entre a linguagem humana e a do animal está no fato de que este não conhece o símbolo, mas somente o índice. O índice está relacionado de forma fixa e única com a coisa a que se refere. Por exemplo, as frases com que adestramos o cachorro devem ser sempre as mesmas, pois são índices, isto é, indicam alguma coisa muito específica.


 

Por outro lado, o símbolo é universal, convencional, versátil e flexível. Consideremos a palavra cruz. Além de ser uma convenção de certa forma arbitrária (á assim em português; o inglês diz cross, e o francês croix). Mas a palavra cruz não tem um sentido unívoco, na medida em que faz lembrar um instrumento usado para executar os condenados à morte; pode representar o cristianismo; referir-se à morte (ver seção de necrologia, dos óbitos dos jornais); se usada de cabeça para baixo, adquire outro significado para certos roqueiros; pode significar apenas uma encruzilhada de caminhos; ou um enfeite, e assim por diante, com múltiplas, infindáveis e inimagináveis significações.


 

Assim, a linguagem animal visa a adaptação à situação concreta, enquanto a linguagem humana intervém como uma forma abstrata que distancia o ser humano da experiência vivida, tornando-o capaz de reorganizá-la numa totalidade e lhe dar novo sentido. É pela palavra que somos capazes de nos situar no tempo, lembrando o que ocorreu no passado e antecipando o futuro pelo pensamento. Enquanto o animal vive sempre no presente, as dimensões humanas se ampliam para além de cada momento.


 

É por isso que podemos dizer que, mesmo quando o animal consegue resolver problemas, sua inteligência é ainda concreta. Já o ser humano, pelo poder do símbolo, tem inteligência abstrata.


 

Enfim, se a linguagem, por meio da representação simbólica e abstrata, permite o distanciamento do ser humano em relação ao mundo, também é o que possibilitará seu retorno ao mundo para transformá-lo. Portanto, se não tem oportunidade de desenvolver e enriquecer a linguagem, o ser humano torna-se incapaz de compreender e agir sobre o mundo que o cerca.


 

Para refletir:

Leia este texto:

"Há setecentos anos, Frederico II, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, efetuou um experimento para determinar que língua as crianças falariam quando crescessem, se jamais tivessem ouvido uma única palavra falada: falariam hebraico (que então se julgava ser a língua mais antiga), grego, latim ou a língua se seu país?

Deu instruções às amas e mães adotivas para que alimentassem as crianças e lhes dessem banho, mas que sob hipótese nenhuma falassem com elas ou perto delas. O experimento fracassou, porque todas as crianças morreram."


 

Agora, reflita em grupo:

  1. O que este texto nos faz pensar?
  2. Qual a importância da fala, da linguagem na vida do ser humano? Busque outros exemplos.


 

3. Comunicação e interação social

Como vimos no texto de Horton e Hunt, a comunicação é vital para a espécie humana enquanto ser social e para o desenvolvimento da cultura.


 

O principal meio de comunicação do ser humano é a linguagem. Através da linguagem o ser humano atribui significados aos sons articulados que emite; isso é possível porque somos dotados de inteligência. Graças à linguagem podemos transmitir pensamentos e sentimentos aos nossos semelhantes, bem como passar aos descendentes nossas experiências e descobertas, fazendo com que os conhecimentos adquiridos não se percam.


 

À medida que as sociedades se tornaram mais complexas, os meios de comunicação foram se aperfeiçoando. Um grande avanço foi o surgimento da escrita, na Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C. A invenção da imprensa por Gutemberg, no século XV, foi outro passo importante. Nos séculos XIX e XX assistimos à invenção do telégrafo, do rádio, do cinema, da televisão, do telex, da comunicação por satélite, da Internet, etc.


 

Pelos meios de comunicação, os fatos, as idéias, os sentimentos, as atitudes, as opiniões são compartilhados por um conjunto enorme de indivíduos e atingem um grande número de países. Segundo o especialista em comunicação Marshall McLuhan, o mundo contemporâneo é uma autêntica "aldeia global", onde fatos, opiniões e modos de vida são compartilhados por inúmeras pessoas. Os meios de comunicação de massa moldam hoje as idéias e opiniões de grupos cada vez maiores de indivíduos. E isso vem se verificando com uma intensidade crescente graças sobretudo à Internet.


 

"Interação, contato e comunicação":

"Do mesmo modo que a interação é o processo social geral, o contato é o processo social primário, pois não pode haver nenhuma forma de interação se não há contato social. Por outro lado, só há contato social quando há comunicação, de tal modo que os dois conceitos – contato e comunicação – chegam mesmo, na Sociologia, a se confundirem. O contato social, logo, não resulta necessariamente da proximidade física entre os agentes sociais. Se as pessoas que viajam em um ônibus, por exemplo, não se comunicam umas com as outras, não há contato social, por maior e mais incômoda que seja a proximidade física entre elas. Se duas pessoas estão distantes uma da outra, mas se comunicam através de telefone ou mesmo de carta, então, aí há contato social.

A comunicação simbólica, como já vimos, não se limita à linguagem verbal, embora seja esta o mais importante instrumento de comunicação humana. Desse modo, duas ou mais pessoas fisicamente próximas, mesmo que não se comuniquem de forma intencional e consciente, muito provavelmente se comunicarão através de meios menos explícitos de comunicação, tais como o vestuário, a postura, o olhar, por exemplo, e, dessa maneira, terão o seu comportamento influenciado por essa forma de comunicação não intencional e não-consciente".


 

3.1- Conceito de Interação:

Interação social é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizes que a interação é a reciprocidade de ações sociais.


 

O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social. Por exemplo, se alguém senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (como já dito anteriormente).


 

Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam por meio dos contatos e da interação social.


 

A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. Assim:

PESSOA Û PESSOA

PESSOA Û GRUPO

GRUPO Û GRUPO


 


 


 

3.2- Formas de Comunicação:

A comunicação, forma importante de interação, é fundamental para o ser humano, enquanto ser social, e para a cultura. Ela pode dar-se através de:

  • Meios não vocais, como expressões, traços fisionômicos etc. Determinadas expressões de alegria, tristeza, desagrado ou raiva, movimentos de olhos, trejeitos da boca e suspiros, o ruborizar-se, empalidecer, chorar ou rir, expressões corporais como a postura e movimentos de mãos e ombros etc., condicionam respostas que são baseadas em seus significados, interpretados através de experiências anteriores.
  • Sons inarticulados, baseados em emoções e inflexões de voz. Determinados sons, mesmo que não se articulem em palavras, são por nós interpretados ainda com base em experiências pessoais; as inflexões de voz são importantes, pois, muitas vezes, reagimos não às palavras, mas à maneira como são ditas.
  • Palavras e símbolos. Dentre todos os animais, somente o ser humano desenvolveu a capacidade de linguagem, isto é, a atribuição de significados a fonemas, a um conjunto de sons articulados. A interação através da linguagem também é condicionada pela cultura: em primeiro lugar, as sociedades desenvolveram linguagem diferentes; em segundo lugar, uma mesma linguagem, em dada sociedade, apresenta variações, quer seja pelos "regionalismos", quer pela própria diversidade e riqueza, com várias palavras para exprimir o mesmo sentimento ou emoção, ou significados diversos para uma mesma palavra. Assim podemos dizer que, em dada sociedade, se os indivíduos que se comunicam pertencem, a diferentes subculturas, é possível que o significado de suas palavras não seja o mesmo para um e outro. Determinadas categorias prodissionais, grupos etários e regiões geográficas têm significados específicos para grande parte dos vocábulos de uma linguagem comum. Os símbolos, por sua forma e natureza, evocam, perpetuam ou substituem, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente. Exemplos: cruz, bandeira, escudos, etc.


 

À medida que as sociedades se desenvolvem e se tornam complexas, apresentam condições para o aparecimento e aperfeiçoamento de meios técnicos de comunicação: imprensa, rádio, telégrafo, televisão, satélites, internet, telefonia celular, etc.


 

Para finalizar:

  1. Cite alguns exemplos, a partir do seu cotidiano, de cada forma de comunicação apresentada no texto acima.
  2. Como estão organizados os meios de comunicação em sua região? Quem os controlam?
  3. Quais as informações mais veiculadas nesses meios de comunicação? Comente.
  4. Qual a importância do avanço tecnológico para o desenvolvimento dos meios de comunicação? Explique.


 

Para aprofundar:

Você faz parte de uma sociedade em que as relações políticas, comerciais, sociais e culturais são intensas. Tudo isso exige muita comunicação entre as pessoas. Para acompanhar as necessidades desta sociedade, os meios de comunicação tiveram de ser aperfeiçoados e desenvolvidos.


 

A intrincada rede de comunicações do mundo atual permite ao homem se comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, no momento em que quiser. E mais, através de sons e imagens, o homem pode tomar conhecimento de um fato praticamente no mesmo instante em que ele está acontecendo. Porém, grande parte da população mundial ainda não tem acesso a essa moderna rede de comunicações.


 

Atualmente, os meios de comunicação mais acessíveis a um grande número de pessoas são os livros, os jornais, as revistas, o correio, o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão.


 

Um pouco de História:

  • "No século XIX, uma época de grandes descobertas:

Durante muito tempo, o homem só contou com as palavras impressas e a transmissão oral para saber o que acontecia no mundo. Assim, só lhe restava imaginar como seriam as pessoas e as paisagens de outros lugares. Porém, na primeira metade do século XIX, um grande acontecimento veio modificar esta situação: a descoberta da fotografia.


 

A fotografia deu ao homem uma visão real das coisas impressas. Ela abriu as portas e as janelas do mundo, causando na época uma verdadeira revolução.


 

Durante o século XIX, outros meios de comunicação vieram se juntar ao livro, ao jornal e à fotografia. Foram eles: o telégrafo, o telefone, o rádio e o cinema.


 

Veja no quadro as grandes descobertas do século XIX no campo das comunicações:

Inventos 

Descobridores 

1839 Máquina fotográfica 

Louis Daguerre 

1844 Telégrafo 

Samuel Morse 

1876 Telefone 

Alexander Graham Bell 

1877 Fonógrafo 

Thomas Alva Edison 

1895 Rádio 

Guglielmo Marconi

1895 Cinema 

Irmãos Lumière 


 

  • No século XX, a verdadeira revolução nas comunicações:

Graças á alta tecnologia alcançada neste setor, as comunicações são como que o coração da civilização atual. Satélites artificiais e computadores permitem o recebimento e a transmissão de imagens e sons em todo o mundo, fazendo com que a sociedade moderna seja conhecida como a sociedade da informação e da informática.


 

Veja no quadro alguns fatos que transformaram totalmente a vida do ser humano moderno:

1920 

Primeiros programas diários de rádio

1926 

Primeiras transmissões de imagens com movimento 

1936 

Primeira transmissão regular de programas de televisão(BBC de Londres) 

1946 

Invenção do computador pelos norte-americanos J. Eckert e J. Mauchly  

1957 

Lançamento do satélite artificial Sputinik pela então União Soviética

1961 

Primeira viagem ao espaço, realizada pelo soviético Iúri Gagárin 

1962 

Lançamento do Satélite Telstar

1969 

Primeira viagem à Lua, realizada pela nave dos EUA Apolo 11

1971 

Invenção do microcomputador

1974 

Primeiro aparelho de fax transmite uma página em seis minutos 

1979  

Invenção do videocassete 

1983 

Primeiro sistema de telefone celular nos EUA (implantado pela empresa Motorola)

1987 

São vendidos os primeiros produtos de realidade virtual


 

Poderíamos listar outros elementos nesta tabela de invenções importantes no desenvolvimento dos meios de comunicação. Você pode estar fazendo esta complementação. Mas, devemos nos perguntar: A maioria da população mundial tem acesso a estes meios de comunicação? A distribuição dos meios de comunicação depende do poder econômico das nações e das pessoas?"


 

4. A realidade em foco

A comunicação, como afirmado várias vezes neste material, é próprio de todos os seres humanos; contudo, os meios de comunicação nem sempre são acessíveis a todas as pessoas.

Assim sendo, vamos analisar este fato a partir do texto "a distribuição dos meios de comunicação depende do poder econômico das nações e das pessoas", buscando perceber como isto ocorre em sua região, em seu município.


 

Vamos ler o texto:

"A distribuição dos meios de comunicação depende do poder econômico das nações e das pessoas":

"Em geral os meios de comunicação têm custo muito alto. Da mesma maneira que no Brasil um televisor ou o direito de usar uma linha telefônica são aquisições caras para as pessoas, a instalação ou o aperfeiçoamento de sofisticados sistemas de comunicação exigem investimentos muitos altos. Daí podermos concluir que, quanto mais rico for um país, mais evoluídos serão os seus meios de comunicação. E isso geralmente tornou-se um privilégio desses países.

Nos países pobres ou intermediários, os meios de comunicação são deficientes, pois esses países têm muita dificuldade em pesquisar, adquirir aparelhamentos e empregar sistemas de alta tecnologia. Como não conseguem alcançar o mesmo nível tecnológico dos países ricos, os países mais pobres tornam-se dependentes deles. É através dos países ricos que eles têm acesso às informações sobre o que acontece de importante no mundo.

O Brasil ainda não tem condições de montar um sistema de comunicação capaz de cobrir a grande extensão do seu território. Portanto, as áreas mais ricas e desenvolvidas conhecem os meios mais avançados, enquanto as mais pobres ficam praticamente isoladas.

Apesar dos altos custos, é preciso investir principalmente nos chamados meios de comunicação de massa, como o rádio, a televisão e o jornal. Esses meios permitem multiplicar extraordinariamente o volume e a rapidez das informações.

De todos eles, o rádio é o que consegue a maior penetração. Ele chega a todo o território nacional e é acessível a todas as camadas da população. Sem dúvida, o rádio atinge um público muito maior do que a televisão e o jornal. Em determinadas áreas, principalmente onde o número de analfabetos é grande, o rádio é a mais importante fonte de informação.

Grande parte do território brasileiro é coberta pelos correios e telégrafos.

O telefone, que permite uma comunicação direta e instantânea entre as pessoas, alcança com dificuldade as regiões mais pobres ou mais distantes do nosso país; às vezes nem chega a essas regiões.

Em muitos lugares as linhas telefônicas são raras e sua distribuição é bem irregular. Acontece que elas dependem da riqueza do Estado e do poder aquisitivo das pessoas. É isso que ocorre nas diferentes regiões brasileiras e, em escala maior, em todo o mundo.

Na verdade a distribuição não só de telefones, mas de todos os outros meios de comunicação depende muito do poder econômico do município, do Estado, do país e da sua população.

Além desses, existem outros meios muito mais sofisticados, como os satélites de comunicação, por exemplo. Os satélites oferecem ao mundo informações de todo tipo, no momento exato de um acontecimento, em qualquer parte do planeta. Por exigir tecnologia especializada, este é um sistema muito caro e acessível apenas aos países ricos, que por isso lideram o mundo das comunicações da sociedade moderna."


 

Faça um comentário sobre este texto, dialogando com seus colegas de turma.


 

Reflita também: Como os meios de comunicação colaboram com o desenvolvimento local? E, da mesma forma, como eles podem ampliar as desigualdades entre as pessoas na sociedade?


 


 


 

Preparando a próxima aula

Na aula 4 (próxima aula) estaremos trabalhando com o tema "processo sociais: cooperação e competição". Assim sendo, pedimos que:


 

  1. Recorte de jornais e revistas exemplos de diferentes tipos de processos sociais.
  2. Faça um mapeamento dos processos de cooperação que você conhece? Quais existem em sua região? Descreva-os.
  3. Faça um mapeamento dos processo de competição que você conhece? Quais existem em sua região? Descreva-os.
  4. Levante suas dúvidas ou questões sobre o conteúdo do material dessa aula 6, para na próxima aula podermos esclarecer.


 


 

Referências Bibliográficas


 

  1. LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral, 6ª ed., São Paulo, Editora Atlas, 1990.


 

  1. VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia, 3ª edição, São Paulo, Editora Atlas, 1995.


 

  1. ARANHA, Maria Lucia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires Filosofando: introdução à filosofia, 2a. edição, São Paulo, Editora Moderna, 1996.


 

  1. CHARON, Joel M. Sociologia, tradução de Laura Teixeira Motta, São Paulo, Editora Saraiva, 2000.


 

  1. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia, 24a. edição, São Paulo, Editora Ática, 2001.


 

  1. HORTON, Paul B. & HUNT, Chester L. Sociologia, São Paulo, Editora McGraw-Hill, 1980.


 

  1. BELTRAME, Zoraide Victorello. Geografia ativa – Brasil: a paisagem regional humanizada, 44a. edição (revisada e atualizada), v. 2, São Paulo, Editora Ática, 1998.


 

  1. VERÍSSIMO, Luís Fernando. O marido do Doutor Pompeu, Porto Alegre, L&PM, 1987.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário