quinta-feira, 22 de julho de 2010

RESUMO


 

INTRODUÇÃO:


 

Uma das atividades mais pedidas ao aluno desde o ensino fundamental até a faculdade é a elaboração de resumos. No entanto, raros são aqueles que aprenderam a realizar devidamente tal atividade.

Geralmente, o que o aluno costuma fazer é apenas o recorte assistemático das palavras de um texto. Para que o aluno desenvolva esta habilidade, preparamos esta aula a fim de capacitá-lo a elaborar não somente resumos de cunho científico, como também aqueles empregados nos principais veículos de comunicação.


 

DESENVOLVIMENTO:


 

Um dos primeiros formatos de trabalhos acadêmicos, comumente exigido nas faculdades, é o resumo ou síntese de textos. O material básico para a elaboração de um resumo é constituído de textos integrais, como um livro na sua totalidade, capítulos de obras ou coletâneas (antologias, por exemplo). O resumo não é propriamente um trabalho de elaboração de idéias, mas sim de um exercício de extração e sintetização das idéias de um texto. Elaborar um resumo é, portanto, exercitar esta capacidade no aluno, essencial para o aprendizado científico.

Na realidade, o resumo de um texto é uma síntese das idéias e não das palavras que o compõem. Segundo LANCASTER (1993, p. 88) .resumo é uma representação sucinta, porém exata, do conteúdo de um documento.. O resumo deve ser fiel ao texto original sem, contudo, tornar-se .uma cópia miniaturizada sua. Deve-se evitar, na elaboração de resumos, expressões tais como: "o autor disse", "o autor falou", "segundo o autor", "este livro (ou artigo) vai tratar" e tantas outras deste gênero. Ademais, é mais indicado construir o texto na forma impessoal, ou seja, utilizando os verbos na 3ª pessoa (singular ou plural, dependendo da situação).

O resumo é formalmente exigido em duas ocasiões importantes da vida científica. Eles são solicitados junto com os trabalhos encaminhados para publicação em revistas especializadas ou para apresentação de eventos científicos. Nos dois casos, o formato do resumo geralmente é indicado pelos editores das revistas e pelos organizadores dos eventos. Em isto não ocorrendo, o resumo deve ser feito então com um texto de 200 a 300 palavras. No caso de teses e dissertações, o resumo deve conter, no máximo, 500 palavras; em outros trabalhos, até 250.

Recomenda-se que o resumo não contenha parágrafos, e que seja, portanto, justificado e sem os espaçamentos iniciais (veja exemplo a seguir).

Existem, de acordo com LANCASTER (1993, p. 89) três tipos de resumos: o indicativo, o informativo e o crítico. Para o autor .resumo indicativo (ou descritivo), simplesmente descreve (indica) de que trata o documento, enquanto o resumo informativo procura sintetizar a substância do documento, inclusive os resultados que ele contém. Ou seja, um resumo indicativo menciona que tipos de resultados foram alcançados num estudo, enquanto o resumo informativo conteria uma síntese dos próprios resultados.. Já o resumo crítico, Segundo LAKATOS (1991, p. 70), é aquele onde "se formula um julgamento sobre o trabalho". Nele, o leitor faz a apresentação condensada do texto (artigo, livro, monografia) expressando sua visão particular. É o momento de analisar o texto na sua forma, conteúdo, idéias centrais, conclusões e metodologia utilizada pelo autor para demonstrá-las. Este tipo de resumo deve ser seletivo, e não a mera repetição sintetizada de todas as idéias do autor. No resumo crítico não é correto haver citações. Na visão de LANCASTER (1993, p. 90) .o resumo crítico serve quase ao mesmo propósito de uma recensão crítica de livro. ou seja, da resenha crítica. Neste tipo de resumo, ainda citando LANCASTER .o resumidor exprime opiniões sobre a qualidade do trabalho do autor e pode até compará-lo com o trabalho de outros..

Exemplos:


 

a) Resumo indicativo:

Foram realizadas entrevistas telefônicas em 1985 com 655 norte-americanos selecionados por amostragem probabilística. Expressam-se opiniões sobre se: 1) a formação de um Estado palestino é essencial para a paz na região; 2) deve ser reduzida a ajuda norte-americana a Israel e ao Egito; 3) os EUA devem a) participar de uma conferência de paz que inclua a OLP, b) não favorecer nem Israel nem as nações árabes, c) manter relações amistosas com ambos. Os entrevistados indicaram se estavam ou não suficientemente informados sobre os vários grupos nacionais da região. [89 palavras]


 

b) Resumo informativo:

Entrevistas telefônicas realizadas em 1985 com 655 norte-americanos, selecionados por amostragem probabilística, produziram estes resultados: a maioria (54-56%) acha que deve ser reduzida a ajuda norteamericana a Israel e ao Egito; a maioria (65%) é favorável à participação norte-americana numa conferência de paz que inclua a OLP; mais de 80% consideram importante que os EUA mantenham relações amistosas tanto com Israel quanto com os países árabes; 70% acreditam que os EUA não devem favorecer a nenhum dos lados; a maioria (55%) acha que a criação de um Estado palestino é essencial para a paz na região. Os israelenses são o grupo nacional mais conhecido e os sírios o grupo menos conhecido. A situação árabeisraelense só é superada pelo conflito na América Central entre os problemas internacionais mais sérios enfrentados pelos EUA.. [131 palavras]


 

b) Resumo crítico:

Uma fantasia repleta de magia e ação de proporções olímpicas, HÉRCULES é a mais divertida e inovadora aventura musical dos últimos tempos. Dono de uma força sobre-humana, o jovem mortal Hércules precisa provar que é um herói perante os olhos de seu pai, o grande Zeus. Junto com seus amigos Pégaso, um cavalo alado, e Phil, seu treinador particular, o rapaz é enganado pelo hilariante vilão de cabeça quente Hades, que tem o plano maquiavélico de conquistar o Monte Olimpo. Hércules vai ter de tomar a decisão mais importante de sua vida: escolher entre seus poderes e Meg, seu verdadeiro amor. Só depois de aprender que o que verdadeiramente importa não é o tamanho de sua força, mas o tamanho de seu coração, ele vai se tornar realmente invencível. Dos mesmos criadores de Aladin e A Pequena Sereia, HÉRCULES apresenta uma trilha sonora contagiante e a incomparável animação Disney. Você vai adorar ter mais este clássico em sua coleção! [159 palavras]


 

REFERÊNCIAS:


 

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica
: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de documentos científicos. Curitiba: Ed. da UFPR, 2001. 10 v.

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